sábado, agosto 12, 2006

Quarto Dia da Digressão a Portugal II

10/julho/2006
Arraiolos
.
.
.
Arraiolos é uma vila portuguesa no Distrito de Évora, região Alentejo com cerca de 3500 habitantes e é conhecida pela confecção dos tapetes arraiolos.
.
A fundação da cidade, que remonta ao séc.II a.c., foi atribuída a Sabinos, Tusculanos e Albanos e tem segundo vários autores, o nome derivado do governador grego: Rayeo ou Rayo, que nestas terras foi senhor, " Terras de Rayo ", e que, posteriormente, por sucessivas transformações viria a dar: " Rayolo ", " Arrayollos ".
.
O Bordado de Arraiolos é um tipo de decoração que cobre totalmente o tecido onde é executado. (Pode ser feito com linho ou juta.)
O Bordado é realizado a fios contados na tela, e a aplicação das lãs com diferentes cores e variadas tonalidades permite que, por meio do Bordado de Arraiolos, possam produzir infinitas combinações policromáticas. Neste trabalho de Arraiolos pode-se aplicar padrões de composições dos mais variados desenhos antigos e modernos de todas as origens e culturas.
Para executar uma peça bem bordada de Arraiolos é importante seguirem os preceitos obrigatórios, já que é um trabalho que requer um pouco de paciência e não lhe permite começar e terminar no mesmo dia.
No Bordado de Arraiolos não existe a estampagem do desenho na tela, trabalho este que é composto com um desenho aparte em papel. Por exemplo, os tapetes mais primitivos revelam-nos uma surpreendente habilidade na adaptação dos motivos e no matizado da cor, já que estes respondiam à capacidade de quem executa a peça.
Ao visitar os museus poderá constatar que alguns tapetes de trabalho erudito apresentam erros na dimensão e na composição dos motivos. "Imperfeição no bordado."Mais tarde os tapetes reproduzem-se com os desenhos copiados por motivos em papel vegetal, que são passados para a tela com o auxilio do papel químico, eram calcados e os motivos apareciam graficados na tela.
Na transição duma época para outra começam a melhorar a técnica e a cor em alguns exemplares; o desenho passa a ser feito em papel quadriculado e deve estar frente ao executante.
Cada quadradinho do desenho representa um ponto que vai bordar. O desenho era feito por meio de sinais ou símbolos em papel e representados em branco e preto todos os pontos a bordar.
Os símbolos compõem o desenho e definem os diferentes elementos decorativos. A cor estava representada por símbolos diferentes. E só se fazia uma quarta parte do tapete desenhado e as outras partes eram copiadas pela bordadeira directamente na tela.
.
.
Fotos da nossa visita
.
Convento dos Loios
.
Arraoiolos - Castelo

.

.

.

.
Veja também:
http://www.flickr.com/photos/vitor107/sets/1419519/
.
.
.
Neste dia visitamos o Museu de Arqueologia de Montemor o Novo
Veja também: http://museumontemor.com.sapo.pt
e http://montemoronovo.canalblog.com/
.
.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?