sábado, agosto 05, 2006

O Alentejo

Com uma paisagem colorida, enormes estradas e deslumbrantes localidades com as suas habitações caiadas, o Alentejo é considerada uma das regiões mais pitorescas de Portugal. Ocupa quase um terço do território e tem o seu início a uma hora de viagem a norte de Lisboa e termina já nas montanhas do Algarve, tendo Espanha como vizinha ao longo do seu território.
O Alentejo tem mais encantado na Primavera, quando as flores selvagens enchem as valas e cobrem a terra de pousio. As cegonhas constroem os seus ninhos no cimo dos telhados e os pastores embalam os cordeiros recém-nascidos, fornecendo aos visitantes uma viva impressão daquilo que é o Portugal real.
Há centenas de anos, a região foi um campo de batalha, primeiro contra os Mouros e posteriormente contra os invasores espanhóis. Nesta terra pisada, as colheitas não tiveram tempo para crescer devido aos exércitos, que por ali, iam passando. Mas actualmente é uma província muito fértil, que produz mais de dois terços de cortiça em todo o mundo.
No coração da região, Évora, a cidade com muralhas, é uma excelente fonte para quem pretenda explorar cidades longínquas. Orgulhosa como sendo a maior cidade do Alentejo, vangloria-se do Templo Romano e do impressionante templo gótico.
Elvas, próxima da fronteira espanhola, é a maior fortaleza do País. As suas principais atracções incluem uma catedral Manuelina e diversos azulejos que pontificam nas telhas vitrificadas da igreja Matriz. A 7 quilómetros da cidade está o Aqueduto da Amoreira.
Os habitantes de Estremoz preservaram a excêntrica zona antiga da cidade, onde se destaca a torre de menagem e o castelo. O Baixo Alentejo está rodeado por fortificações, onde se inclui a igreja gótica do Convento de São Francisco.
Outros lugares de interesse no Alentejo são a bonita cidade de Portalegre, Montemor-o-Novo, Monsaraz e Mértola.
.
.
Você sabia que tudo que começa com "al" ou "el" são locais que inicialmente foram conquistados pelos árabes, mas depois os mouros tomaram e por fim Portugal foi unificado? Exemplos: Algarve, Alentejo...
.
.
Veja também:
http://www.portugaltravelguide.com/pt/alentejo

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?